A corte, a comida e toda sua "chiquesa"



Boaaaaa taardeee criançadaaa \o/
Pareei - haha.
Boa tarde meus queridos, muito queridos, apreciados, estimados e paciêntes leitores.
Mil perdões por não ter postado semana passada, mas estava em época de provas, sendo 4 por dia, portanto, não pude publicar meu textinho xulé sobre comidas (já que falei que esse era o tema seguinte, e fui obrigada a falar sobre comida por mim mesma x_x).

Beem, minha semana foi... digamos que cansativa por conta das provas, e muito divertida também, já que quando acabava de fazer as provas, intervalo, nas aulas seguintes ninguém prestava muita atenção porque estavam todos muito "hight" de tanto pensar. Meu aniversário tá chegando e ontem fiz uma festinha da princesa - sim, sou uma criança feliz, até música infantil teve '-' - com minhas amigas do together (nome do grupo) e comi muita guloseima - haha.
Agora estou "pronta", vestida bregamente para mais um bolinho de tarde com outros bons amigos, e amanhã será na casa de vovó. E segunda, se der tempo, com outra amiga (me sentindo a bala que matou o presidente). Espero ganhar o teclado de presente de aniversário, caso contrário terei que comprar roupas - tãão difícil isso (irônia pura).

O lava-jato está fazendo um barulho dos infernos, e com uma música muito chata. as janelas estão tremendo. medo. haha. Bem, vamos ao texto porque já falei demais da minha vida famosa durante meu aniversário -haha.


A corte, a comida e toda sua "chiquesa"
Desde os primódios da terra, o homem, os animais e todo ser vivo sente a necessidade de alimentar-se, para assim obter reserva energética, usada para várias funções a serem realizadas pelo ser. Mas falaremos apenas do homem, já que dentre esses seres vivos, é o mais curioso.Já disse alguma pessoa, o mundo inteiro, e uma outra teve a idéia de colocar em um filme de desenho animado: O homem não come para viver. Vive para comer.Pois bem, é a pura verdade (excluindo-se as raras exceções que não suportam ver comida, e só ingerem para não partirem dessa para melhor/pior haha). Fora nos alimentarmos três vezes ao dia (incomum para muitos animais), não nos contetamos só com essas três refeições. Temos (não que você seja obrigado a seguir essa ordem, talvez pule algumas dessas horas fazendo outra coisa): Café da manhã, lanche das 10h (lanchinho na escola), almoço, sobremesa, lanche da tarde, jantar e ainda comemos algo um pouquinho mais tarde, antes de dormir. Daqui a pouco estamos iguais os Hobbits do filme "senhor dos aneis".
E cá estou eu para falar sobre comida - sorriso de quem acabou de comer - mas não sua importância, e sim brincar um pouco com a história e gastronomia dos cheffs. Já repararam a necessidade de muita gente colocar nomes chiques em comidas diversas? A necessidade de enfeitar um prato com uma folhinha em cima, um molho ao redor é comum, enfim, um nome chique para enganar um besta chique, que paga pelo nome e não pelo que come.
O nosso tão famoso Strogonoff (quem nunca viu esse prato numa festa de casamento/aniversário de 15 anos/comemoraçãos chique qualquer, que atire a primeira pedra), ou frango/carne picado ao molho feito com o caldo do próprio frango (sim, aquele caldo cheio de olho mas que ninguém liga), era uma comida dos soldades russos, tudo bem que com algumas grandes adaptações (antes era a carne com sal grosso e aguardente para preservar o alimento), mas acabou chegando na corte russa e depois disso na francesa, e claro, os franceses adaptaram o prato, o deixando bem mais saboroso e sem aguardente. O verdadeiro nome era Strogonov, o nome do general russo que protegia o cozinheiro. Mas... Strogonov não dá pra falar com tanto "bico", então os franceses mudaram para Strogonoff (russo por francês, quem liga? haha)
E a pizza que os Italianos ficaram com a fama? Essas nações famosas na culinária não sei não... creio que estão pegando idéias boas e adaptando com coisas suculentas por cima. Quase a mesma coisa que eu criar o pão com carne muída e você criar o hamburguer e ficar com a fama de tudo (exagerei? haha). Enfim, a pizza foi inventada a alguns mil anos aC. pelos egípsios (resolveram misturar farinha com água e deu certo). Daí a população pobre do sul da Itália achou uma boa comer esse alimento, não tão bom sem os acompanhamentos, mas tão barato de se fazer. Até que novamente a massa chegou na corte, dessa vez na de Nápoles. A primeira pizza servida à Rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana (coisa simples: queijo, manjericão e tomate). Os cozinheiros reais eram criativos e sabiam ser puxa-saco, graças a nossa adorável corte super chique mas que na verdade copiava as comidas dos pobres, temos tantos pratos chiques e baratos (até certo ponto) de serem feitos.
Sabe quando não tem o que beber, fora água e aquele vinho que você tem a maior pirangagem de tomar todo, e seus amigos resolvem jantar na sua casa? Pois bem, nada melhor que oferece-los sangria. Talvez alguns notem que sua bebida de nome incomum nada mais é que vinho com água, mas o que vale é a intensão e o nome (o jeito de falar o nome também conta muito, não esqueçam).

Se você quer convidar aquela pessoa querida, mas está sem muita grana para a comida, uma boa pedida é fazer em casa. Além de impressionar bastante, você pode preparar um delicioso Peito de Frango ao Limone. Já que Convidar para saborear um franguinho grelhado com batata fará pensar que você a/o levará para a lanchonete de algum hospital. O frango ao limone agrega mais sabor à sua cantada.

Mas se o frango estiver caro, ou você não tem abilidades para grelhar um frango, não se preocupe meu caro ou minha cara! A carne mais simples e barata chega à sua mesa com um nome especial: Risoto de Parmesão com Ragú de Carne. Arroz com carne moída tem no comercial do bar da esquina. Na sua cozinha, só sai risoto, e o acompanhamento (a carne moida) se chama ragú.

Mas se a situação não estiver tão crítica assim, e você puder gastar seu vinho fazendo algo mais demorado e talvez até mais saboroso para seus convidados, eis aqui algumas outras dicas:

Filet au Poivre com batatas ao alecrim:Carne com batata é pura falta de criatividade. Um toque de vinho, conhaque e alecrim faz toda a diferença.

Boeuf Bourguignon: É carne bovina cozida durante horas no vinho, nada demais e tudo de bom.
Coq Au Vin: frango ou galinha ao vinho.

Enfim, comida e nome chique para as mesmas é o que não falta, e se depois dessas fabulosas dicas de como mandar uma boa "pala" sobre seus dotes culinários você achar que não tem jeito, compre um miojo e diga que preparou, você mesmo, um delicioso macarrão japonês instantâneo. Mesmo que a água seja fervida pelo fogo que sai do fogão, foram suas mãos que abriram o pacote e adicionaram o tempero (sim, não esqueça do tempero).


Alice Mesquita

- // -


Bem, espero que tenham gostado do texto tão simples mas que eu amei fazer. hehehe.
Desculpas (novamente) por não ter postado antes, e até a próxima caro leitor.
beijos beijos
e até breve.
Um ótimo feriado e ótima semana.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário